2. INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA EDUCATIVA
2.1 – Projeto pedagógico de aplicação de informática em sala de aula – (Calculadora do Windows)
Área: Introdução a Informática Educativa
A utilização do computador na escola é muito importante para o dia-a-dia do aluno.
Este projeto é para ser aplicado no ensino fundamental. Para uma boa aplicação os alunos deverão ter conhecimentos básicos das unidades de medida de tempo.
Objetivos:
- Aprimorar a relação aluno computador
- Exercitar o conhecimento adquirido sobre unidade de medida de tempo com auxílio tecnológico de forma criativa.
Metodologia:
O(A) Orientador(a) deverá preparar material “exercício”, como apresentado no modelo a baixo (figura 01);
Divida a sala em grupos de 3 alunos;
Leia o material com toda a turma;
Os alunos irão utilizar a calculadora do Windows para os cálculos;
Cada grupo entregará um exercício respondido ao final da aula;
Aplicação das quatro operações – (Exercício) 1º ) A professora vai fazer uma sessão de vídeo para os alunos. Leia com atenção: Responda: a) Quantos minutos duram cada desenho?________ b) Se forem passados um filme e um desenho, quantos minutos terá a sessão?___________ c) A duração de dois filmes é mais ou menos de uma hora?_______ d) Em uma hora e meia é possível passar quantos desenhos?______ e) O que dura mais: 2 filmes ou 3 desenhos?___________________ f) Para passar 2 filmes, quantos minutos a mais se gastam para passar 1 desenho?_______________ g) Qual a duração de 2 filmes e 1 desenho?_______________ E a de 3 filmes?____________ |
Modelo 2.1- Exercício proposto
Descrição - Atividades:
Cada grupo, já com os exercícios em mãos deverá discutir entre si sobre o assunto abordado.
Utilizar a calculadora do windows para fazer os cálculos e responder as questões levantadas.
Figura 2.1 – Telas da calculadora (padrão e científica)
> Para acessar a calculadora:
- clique no botão “Iniciar” da barra de tarefas;
- em seguida escolha Programas;
- e finalmente no grupo de programas “acessórios”, escolha o item “calculadora”.
Projeto e atividade publicada originalmente por:
NASCIMENTO, Joscélio Fernandes. Informática como instrumento de apoio educacional. Lavras, MG, 2003. Dissertação de conclusão do curso de Pós-Graduação em Informática na educação.
II - Projeto2: Elaboração de planilha comercial (financeira)
- Utilizar o Microsoft Excel – Planilha eletrônica.
Uma pequena introdução:
Quando entramos numa loja que oferece um produto com mais de uma forma de pagamento, como saber qual a melhor opção?
É nesse sentido que a matemática financeira complementa a formação do estudante, tornando-o mais crítico perante os sistemas atuais de financiamento. Esta, em conjunto com o computador como tecnologia colaboradora, possibilitam a melhor compreensão das mudanças na política econômica.
Descrição – Atividade:
Utilize o conteúdo a seguir para auxiliar os alunos na construção das planilhas.
Utilizar o Microsoft Excel para realizar a organização e cálculos da atividade proposta.
Resumo:
Descontos e acréscimos: Quando um valor é aumentado, dizemos que sofreu um acréscimo, quando, ao invés, sofre uma diminuição, trata-se de um desconto. Assim, para calcularmos acréscimos e descontos, fazemos das duas fórmulas denominadas, respectivamente, fator de aumento e fator de diminuição.
Praticando:
Descontos e acréscimos: – (Exercício1) 1º ) Uma Lavadora que custava R$ 500,00 sofrerá, no próximo mês um aumento de 30% em seu valor. Calcular: a) o novo valor desta lavadora; b) o valor do reajuste. 2º ) Uma geladeira custa atualmente R$ 800,00 sofrerá, no próximo mês um aumento de 10% em seu valor. Calcular: a) o novo valor desta geladeira; b) o valor do reajuste. 3º ) O preço de uma pia era R$ 70,00. A partir de hoje, sofrerá. Um reajuste de 15% Calcular: a) o novo valor desta pia; b) o valor do reajuste. |
Modelo 1 – Exercícios para alunos
Passo 1:
- O professor utilizará o quadro para orientar os alunos a como montar a tabela.
- Os alunos, em grupo, deverão responder as questões, seguindo a orientação do professor.
Observe a tabela abaixo:
Mercadoria | Valor Incial | Fat. de Aumento | Val. Atual | Val. do Reajuste |
Lavadora | 500,00 | 30% | ||
Geladeira | 800,00 | 10% | ||
Pia | 70,00 | 15% | <><> |
Passo 2:
Após a elaboração da tabela cada grupo deverá:
- Transpor os dados da tabela para uma planilha no “MS Excel”, explorando os recursos nele dispostos.
- Entregar os resultados dos cálculos em uma planilha impressa.
Tela do Excel:
Figura 3.2 – Tela do Excel e suas barras de ferramentas
Os dados no Excel (uma planilha):
Figura 3.3 – Tabela com os dados no Excel (planilha)
As fórmulas utilizadas:
- Marque o intervalo (C2 a C4) e selecione na barra de formatação a opção “Estilo de porcentagem”
- Marque o intervalo (D2 a D4) e selecione na barra de formatação a opção “Estilo moeda”
- Para calcular o valor atual, utilizar em D2: =(B2*C2)+B2
- Faça o mesmo em D3 e D4
- Para calcular o valor do reajuste, utilizar em E2: =(D2-B2)
- Faça o mesmo em E3 e E4
Figura 3.4 – Excel (planilha com os resultados).
Projeto e atividade publicada originalmente por:
NASCIMENTO, Joscélio Fernandes. Informática como instrumento de apoio educacional. Lavras, MG, 2003. Dissertação de conclusão do curso de Pós-Graduação em Informática na educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário